Vendas em datas comemorativas

Vendas em datas comemorativas: como se programar escolhendo as certas?

30 de março de 2022
|

Dia das Mães, Natal, Dia dos Namorados e até a Black Friday são eventos muito importantes para a revendedora de roupas! O problema é que muitas delas não se preparam para datas comemorativas.

Com isso, deixam escapar várias oportunidades de ganhar dinheiro. Mas isso não precisa ser regra: com um bom planejamento, você pode aproveitar para faturar bastante e, ainda, fidelizar clientes!

Se está chegando algum dia importante e você quer vender mais, mas não sabe por onde começar, não se preocupe. Confira nossas dicas de como se programar para datas comemorativas!

Por que se planejar para datas comemorativas é a chave do sucesso?

Uma campanha feita com planejamento é mais inteligente, porque ela inclui o perfil do seu público, os descontos que seu negócio é capaz de oferecer e as peças que entrarão em promoção.

É importante lembrar que o planejamento para datas comemorativas não inclui apenas promoções. Por exemplo: imagine chegar em maio e, quando a sua cliente quiser alguma roupa para presentear a mãe, você descobrir que não tem nada para apresentar.

Para o Dia das Mães, o mais interessante é trazer uma coleção nova, com peças diferentes mas que sejam fáceis de agradar ao público-alvo. Com planejamento, você consegue trazer peças novas nos momentos em que o público mais está à procura de presentes.

Como se planejar para datas comemorativas?

Veja o que fazer para aproveitar as datas comemorativas da melhor maneira:

Como se planejar para datas comemorativas

Confira as principais datas de venda

Primeiramente, é preciso saber quais as principais datas comemorativas para uma revendedora de roupas. No geral, Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, Ano Novo, Dia dos Namorados.

Nesta última, aliás, você pode aproveitar tanto no dia da comemoração brasileira (12 de junho) quanto internacional (14 de fevereiro). Se você também vende roupas infantis, inclua o Dia das Crianças.

Embora não sejam datas comemorativas, você pode incluir três eventos no seu calendário para criar promoções: o Dia do Consumidor (15 de março), a Semana do Brasil (semana do dia 7 de setembro) e a Black Friday (última sexta-feira de novembro). Destas três, dê preferência para a Black Friday, que é a mais lembrada pelo público.

Veja o seu caixa

Saber quanto você tem em caixa para investir é fundamental para as campanhas das datas comemorativas.

É preciso saber o quanto pode adquirir em peças novas e, em momentos como a Black Friday, quais peças ficarão em promoção e quais as porcentagens de desconto. Afinal de contas, de nada adianta vender muito se não houver lucro no final, não é verdade?

Divulgue nas suas redes sociais

Uma revendedora tem, em seu celular, uma arma poderosa para divulgar suas peças! Isso porque, dependendo do alcance que conseguir, poderá enviá-las para todo o Brasil via correios!

Mas quem deseja aproveitar as datas comemorativas tem que mostrar que está com novidades para o dia D.

Vamos a um exemplo: antes de começar a campanha para o Dia dos Namorados, faça uma espécie de contagem regressiva para mostrar as novidades que sua loja online tem para a data.

Mostre até um “spoiler” do que está para vir, como uma foto bem produzida de uma modelo com uma das peças. Assim, quando chegar o momento, você vai mostrando as peças ao longo do dia.

Saiba quando começar

O ideal é começar sua campanha pelo menos duas semanas antes da data comemorativa. Se o seu potencial cliente também é de fora do seu estado, ele terá tempo de comprar e receber por correspondência.

Além disso, dá para oferecer um desconto no estoque para as pessoas que vão comprar em cima da hora ou que deixaram para o dia seguinte.

Invista nas imagens

Seu site ou suas redes sociais devem funcionar como um catálogo dos seus produtos. Para isso, tenha fotos bem produzidas, que mostrem as roupas em detalhes e, ao mesmo tempo, em situações que possam ser utilizadas.

Uma boa combinação pode ajudar você a vender mais! Por exemplo: sua cliente quer comprar uma saia para presentear uma amiga, mas viu no seu catálogo uma combinação incrível com uma blusa.

Para copiar o look, ela acaba comprando o conjunto completo e sempre fica de olho no seu Instagram esperando por novidades. Não é muito melhor?

Use e abuse do WhatsApp

O WhatsApp permite um atendimento mais rápido e, de quebra, você pode divulgar suas peças no recurso Status. No seu Instagram, site ou até cartão de visitas, deixe o número para que o cliente entre em contato.

E não se esqueça de utilizar o WhatsApp Business, que traz ferramentas mais profissionais para pequenos negócios.

Pronta para vender mais nas datas comemorativas? A Revanche é a melhor parceira para vender 365 dias por ano! Dúvida? Entre no site e confira as incríveis peças da marca que você pode revender!