Técnicas de vendas para usar neste Dia dos Pais
A chegada do Dia dos Pais em agosto é uma das melhores oportunidades do ano para uma loja de roupas vender. E técnicas de vendas específicas são fundamentais para potencializar ainda mais essa época.
Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), já indicou que os itens mais procurados no varejo no Dia dos Pais são roupas, perfumes e acessórios.
Por isso, nada melhor que ajustar suas técnicas de vendas para tirar os melhores resultados desse período. A grande questão é: como fazer isso? É disso que vamos falar no nosso post de hoje. Confira!
Técnicas de vendas para o Dia dos Pais
A abordagem de vendas nas datas comemorativas deve sempre buscar vender os itens especiais para cada ocasião.
No caso do Dia dos Pais, o time de vendedores deve chegar até o cliente oferecendo os produtos certos para a data, e já descobrindo de cara se o consumidor tem a intenção de presentear o seu ou outros pais na data comemorativa.
A abordagem nunca deve ser agressiva, mas pode ser totalmente voltada para a data, especialmente quando já está chegando tão próximo dela. Listamos abaixo algumas técnicas de vendas que podem impulsionar os resultados:
Estratégia de upselling e cross selling
O cross-selling é a prática de instruir o consumidor a levar produtos similares e complementares em uma única compra. Já o upselling trata de alavancar a venda de produtos mais caros no momento da compra.
Essas duas técnicas de vendas são fundamentais para ajudar a aumentar as vendas e, melhor ainda: aumentar o ticket médio da loja de roupas.
Pensando em cross-selling para o dia dos pais, o lojista pode apostar em combinações de roupas e acessórios masculinos que podem vender muito bem juntos, montando um kit. Embalagens especiais também ajudam nesse sentido. Esse tipo de oferta para o consumidor, ainda mais quando envolve ofertas e preços especiais, como descontos progressivos e até promoções do tipo “leve 3, pague 2”, pode fazer toda a diferença para quem quer vender mais.
Como a data é bastante importante por também ter um peso emocional, o time de vendedores também pode aproveitar para convencer o cliente a levar peças mais caras, mostrando que elas podem trazer muito mais valor para o consumidor e quem ele for presentear. Isso seria nada mais do que uma boa técnica de upselling voltada para a data.
Visual merchandising e o poder do marketing promocional
O apelo visual dentro da estratégia de vendas é fundamental. Quando falamos em datas comemorativas, então, estamos falando de grandes oportunidades para chamar ainda mais atenção de quem vai presentear.
Por isso, não dá para não citar a importância do visual merchandising como uma das técnicas de vendas mais eficazes no varejo. Na hora de exibir os produtos, crie decorações, ambientes e use as vitrines e gôndolas para destacar produtos voltados para a data.
É importante que o lojista consiga, por meio do seu espaço dentro da loja de roupas, trazer atenção para a data e instruir o consumidor a entrar e conhecer os produtos que podem ser presenteados. Nessa hora, vale usar todo o espaço, desde uma boa vitrine até ilhas de produtos dentro da loja e a área do caixa – local em que muitas compras de última hora, de menor porte, ou complementares pode acontecer!
Com os elementos visuais certos, os produtos que mais combinam com a data e o posicionamento ideal, o cliente certamente perceberá o que ele deve ou não levar para presentear os pais na data especial.
Incentivo ao time de vendedores
Por fim, ações internas também vão ajudar a impulsionar as vendas no Dia dos Pais. Pensando no time de vendedores da loja de roupas, vale criar ações de incentivo para datas especiais como essa.
As ações podem começar com um bom treinamento a fim de instruir o time sobre a data, o que pode vender mais do catálogo e passar pelas boas práticas de cross-selling e upselling mencionadas acima.
Para aquecer ainda mais as vendas, também é possível pensar em ações como jogos e premiações que acontecem dentro do período do Dia dos Pais e podem recompensar quem performa melhor entre os vendedores.
Com foco em vender mais também em oferecer valor de verdade ao cliente, enquanto recompensa o vendedor, é possível desenvolver uma infinidade de ações na loja de roupas para potencializar as vendas.
Gostou das dicas para impulsionar sua loja de roupas no dia dos pais? Então visite o catálogo da Revanche e conheça os produtos de moda que vão bombar nas vendas!
Deixe um comentário