Revanche responde: quais são as principais lavagens de jeans
Tecido clássico do dia a dia, o denim está presente no guarda-roupa de praticamente todo brasileiro. A versatilidade e a possibilidade de uso do tecido são tão grandes que ele aparece em diversas peças, a ponto de ser possível montar um look todo com ele. E um dos fatores que possibilita esse uso é a grande quantidade de lavagens de jeans disponíveis no mercado.
Se você é lojista, sabe que ter peças jeans no seu estoque é essencial. Contudo, a versatilidade é fundamental. Conheça os diferentes tipos de lavagens de jeans disponíveis no mercado:
As lavagens de jeans que você deve ter na sua loja
Veja quais são os tipos de jeans mais conhecidos e usados atualmente.
Blue jeans ou denim
Denim refere-se, na verdade, ao nome da cidade (Nimes) onde surgiu o jeans, na França. “De Nimes” acabou se transformando e se abreviando com o tempo. Por isso, o nome correto do tecido seria esse — “jeans”, inicialmente, referia-se à calça de denim. Como a língua é mutável, hoje podemos considerar ambas sinônimos.
Curiosamente, os primeiros jeans eram da cor marrom, feitos totalmente de algodão. Eram utilizados para cobrir a carroceria de caminhões na metade do século XIX, durante a corrida do Ouro na Califórnia.
Blue jeans ou denim é a lavagem clássica, sem variação de cor, manchas ou puídos. É a mais fácil de combinar e fica bem principalmente com cortes retos.
Délavé
Uma das lavagens de jeans mais populares do verão, o délavé é aquele tecido que parece ter sido intensamente lavado até desbotar. O processo para deixar o tecido assim é, na verdade, um desbotamento intenso que retira quase todo o azul-índigo da peça, deixando apenas um tom ultraclaro. O délavé também é mais macio que o jeans tradicional.
O jeans claro combina bastante com estações mais frescas, já que a cor clara reflete os raios solares e traz mais conforto. Além disso, fica ótimo em um look all jeans.
Estonado ou stone washed
É o denim que passa por vários ciclos de lavagem industrial, em que pedras-pomes são usadas para deixar deixam o jeans com aspecto gasto, surrado e desbotado, mas não rasgado. Consequentemente, o tecido também fica mais macio.
Esse processo de lavagem deve ser feito em jeans mais grossos para que o desgaste não seja muito grande. Contudo, o jeans estonado é mais versátil que o destroyed, pois pode ir a mais locais — incluindo o de trabalho, dependendo da cultura da empresa.
Destroyed
A famosa calça rasgada passou pelas décadas como um símbolo de rebeldia e, hoje, é uma das lavagens de jeans mais amadas pelos brasileiros. Ele é uma versão mais gasta do estonado e pode ter tanto desgastes mais leves quanto rasgos bem grandes.
Os jeans rasgados surgiram não como tendência, mas pelo desgaste natural. Operários e pessoas humildes utilizavam suas calças com rasgos porque não podiam comprar outras. Com o tempo, esse estilo foi adotado por bandas punk e grunge, até se tornar um símbolo da contracultura.
Mais voltado para o verão, o jeans destroyed é mais descontraído e voltado para looks ao ar livre ou balada. Seu ar rock n’ roll traz um ar rebelde ao visual. Já no ambiente de trabalho, é melhor evitar.
Black jeans
É o jeans que recebe o pigmento de cor preta em vez do tradicional azul-índigo. Se lavado da mesma forma que o denim, o resultado é acinzentado e de aspecto envelhecido.
O black jeans oferece diversas possibilidades de look. Por sua aparência envelhecida, combina com um visual mais rock — mas também pode ir ao trabalho, dependendo da cor e das outras peças utilizadas.
Resinado ou leather denim
Aqui, o jeans tem cara de couro, mas é só a aparência. O que dá esse aspecto ao tecido é uma camada de resina contendo brilho ou corante. É uma das lavagens de jeans perfeitas para festas por seu toque diferenciado.
Sky bleach
É o nome da lavagem manchadinha de azul e branco. O efeito é obtido com a aplicação de tecidos ou cordas numa solução de cloro. O tempo de processamento e a quantidade de cloro vão influenciar nas cores do jeans.
Viu como há diversas lavagens de jeans no mercado? E você não pode deixar de oferecê-las na sua loja. Entre em contato com a Revanche Jeans e torne-se um revendedor!
Deixe um comentário