O que é Open Finance e como ele pode ajudar sua loja de roupas?

04 de julho de 2023
|

Open Finance é um termo que tem ganhado cada vez mais relevância no âmbito dos negócios, inclusive no varejo. A proposta desse conceito é democratizar o acesso às informações financeiras, garantindo mais transparência e segurança nas transações comerciais.

Mas afinal, o que é Open Finance e como ele pode ajudar sua loja de roupas? Neste texto, vamos explicar o que significa esse termo e como ele pode trazer benefícios a sua loja. Seja na obtenção de recursos financeiros, na gestão dos seus dados ou na oferta de melhores condições de pagamento aos seus clientes.

Então fique com a gente e saiba mais detalhes sobre este assunto!

O que é Open Finance?

Open Finance é um conceito baseado na ideia de que as pessoas devem ter acesso aos seus dados financeiros de forma fácil e segura, e poder usá-los como acharem melhor.

Através da tecnologia, o Open Finance possibilita que instituições financeiras compartilhem informações sobre contas, transações e investimentos de seus clientes com outras empresas, desde que autorizadas pelo próprio cliente, é claro.

Esse compartilhamento de dados permite que consumidores possam escolher entre diferentes fornecedores de serviços financeiros com mais informações para tomar decisões mais informadas sobre suas finanças.

Embora o Open Banking já esteja bem estabelecido em alguns países, o Open Finance é uma evolução natural desse movimento e engloba um conjunto mais amplo de serviços financeiros.

Entretanto, há questões de segurança a serem consideradas, como a privacidade das informações dos consumidores e a garantia de que a tecnologia usada para o compartilhamento de dados seja segura em sua loja.


Como ele funciona?

Open Finance é uma nova tendência no mundo financeiro que visa tornar as informações financeiras e as transações mais acessíveis e fáceis para os consumidores. O conceito por trás dele é semelhante ao Open Banking, que foi implementado em muitos países em todo o mundo, incluindo o Reino Unido e a União Europeia.

O Open Finance permite que as empresas financeiras compartilhem dados de seus clientes com outras empresas fintech em tempo real, permitindo que os consumidores usem vários serviços financeiros em um só lugar. Isso significa que, em vez de ter várias contas bancárias e investimentos espalhados por diferentes empresas, os usuários podem agora gerir todas as suas finanças centralmente.

Ademais, ele permite que os consumidores tenham mais controle sobre como seus dados financeiros são compartilhados e usados. As empresas precisarão obter o consentimento do usuário antes de compartilhar seus dados com terceiros, o que torna o processo mais seguro e eficiente.

Vantagens do Open Finance para varejistas

As vantagens do Open Finance são evidentes, até porque os benefícios estão intrinsecamente ligados à autonomia que ele oferece para as lojas, como por exemplo:

  • Facilita a gestão financeira da loja: Com o Open Finance, os clientes têm a facilidade de verificar e gerenciar seus dados financeiros em tempo real. Assim, eles podem tomar decisões mais rápidas e precisas;
  • Competitividade no varejo: Isso estimula a competitividade entre essas instituições, na medida em que o consumidor passa a buscar as melhores opções para o seu perfil;
  • Personalização nas vendas: O Open Finance permite que os clientes escolham como será o compartilhamento de seus dados financeiros, tudo graças à sua capacidade de personalização;
  • Segurança para os clientes: O Open Finance é muito seguro em termos de proteção de dados financeiros. Pois sua integração é feita por meio de APIs, que garante o sigilo e a segurança das informações. Em outras palavras, significa mais segurança para a sua loja de roupas, pois diminui os riscos de falsificação de dados;
  • Transparência: com essa funcionalidade, o cliente tem uma visão completa de suas finanças. O que é importante para tomar decisões financeiras mais assertivas e bem informadas.
  • Acesso maior a produtos financeiros de qualidade, como linhas de crédito, consórcios, obtenção de capital para negócio próprio etc.

Como ele pode ajudar nas vendas de uma loja?

O Open Finance tem o potencial de impulsionar as vendas da sua loja de roupas de várias maneiras. Em primeiro lugar, ele oferece aos consumidores acesso a uma ampla gama de serviços financeiros, como empréstimos, crédito e pagamento flexível.

Isso significa que os clientes podem obter o poder de compra necessário para adquirir roupas e acessórios desejados, mesmo que não tenham recursos financeiros imediatos.

Além disso, o Open Finance permite que as lojas de roupas integrem seus sistemas de pagamento com plataformas financeiras. Facilitando assim, as transações para os clientes.

Isso inclui opções como pagamentos por meio de aplicativos de carteira digital, transferências bancárias instantâneas e pagamentos parcelados. O que aumenta a conveniência e flexibilidade para os compradores.

Ademais, ao oferecer soluções financeiras mais acessíveis e flexíveis, o Open Finance amplia o alcance do público-alvo da loja de roupas. Atingindo assim, consumidores que, de outra forma, não seriam capazes de adquirir produtos.

Além disso, a transparência nas transações financeiras e a segurança dos dados fornecem mais confiança ao realizar compras online. E isso, contribui para a atração de novos clientes.

Curtiu o conteúdo? Então continue acompanhando o blog da Revanche para mais dicas como esta!