Inadimplência 8 dicas para evitar e lidar com esse problema

Inadimplência: 8 dicas para evitar e lidar com esse problema

29 de julho de 2022
|

Infelizmente a inadimplência é uma situação que muitos gestores precisam lidar. Apesar de ser uma realidade inevitável, o não pagamento por parte dos clientes pode afetar a saúde financeira do seu negócio. Por esse motivo, é preciso ter ferramentas para resolver isso da melhor forma possível.

Então, se você sofre com esse problema, fique com a gente até o final do artigo e saiba como sair desse problema. Confira!

Inadimplência 8 dicas para evitar e lidar com esse problema-2

Como evitar a inadimplência

Apesar de não existir uma fórmula mágica que vai fazer com que você nunca encontre um cliente inadimplente, queremos dar aqui algumas dicas essenciais para que ao menos você possa diminuir essa situação no seu negócio.

  • Análise do crédito do cliente: aqui você pode utilizar as ferramentas disponibilizadas pelo SCPC ou Serasa;
  • Prefira pagamentos com cartões: apesar das taxas, se o cliente não pagar a dívida, não caberá a você resolver essa questão;
  • Antes de vender uma grande quantidade à prazo, conheça e construa um relacionamento com seu cliente.

Está sofrendo com a inadimplência? 8 dicas para resolver essa situação!

Mesmo com todos os cuidados, você pode se encontrar em uma situação difícil e enfrentar a inadimplência. Então, veja a seguir algumas dicas para resolver esse problema.

1. Tenha uma pessoa responsável por suas cobranças

É fundamental ter uma rotina de trabalho estruturada para evitar atrasos de pagamento e recuperar o dinheiro das eventuais inadimplências.

2. Conheça o cliente antes de fazer a cobrança

Cheque há quanto tempo seu cliente está inadimplente, qual é o perfil (se ele é bom pagador), o histórico e tente entender o que está acontecendo para que ele não pague sua dívida. Muitas vezes, uma boa solução será encontrada se você entender a situação.

3. Sempre entre em contato com o cliente para avisar sobre a inadimplência

É crucial que seus clientes saibam que existe uma pendência financeira que precisa ser paga. Você pode fazer isso em primeiro momento de forma sutil e amigável, evitando o confronto, para conseguir reverter rapidamente os processos de inadimplência.

4. Tenha alternativas de pagamento para seu cliente

Se a inadimplência está confirmada, tente oferecer alguma alternativa atrativa para que seu cliente quite a dívida. Isso pode ser um desconto ou parcelamento da dívida.

Tirar os juros do valor final da conta também é algo que pode fazer com que seu cliente inadimplente coloque a pendência em dia.

5. Utilize a tecnologia como sua aliada para acabar com a inadimplência

Aqui estamos falando de ferramentas versáteis e eficazes para as primeiras etapas de processo de cobrança, como por exemplo os chatbots. Desta forma, mesmo sem a interferência humana, é possível recuperar muitos casos de inadimplência.

6. Deixe bem claro os benefícios que seu cliente irá perder se continuar com o processo de inadimplência

Se você já fez os primeiros contatos para recuperar o dinheiro e seu cliente não quitou a dívida, será necessário mudar um pouco a comunicação para tentar resolver o problema. Uma das formas de conversar com o cliente é mostrando tudo o que ele pode perder caso os valores devidos não sejam pagos.

Ressaltamos que não se trata de uma ameaça. É apenas uma forma de mostrar que continuar na inadimplência pode ter consequências como por exemplo a negativação do nome e inserção do cliente no Serasa.

7. Não venda novamente para esse cliente enquanto ele estiver inadimplente

É de suma importância não aumentar a dívida do cliente com você, e portanto, você precisa interromper as vendas para esse cliente até que ele quite com os débitos devidos.

Apesar de ser algo difícil, especialmente quando temos um relacionamento com esse cliente, é algo fundamental para aumentar as chances de quitação da dívida.

Então, por mais que isso não seja fácil, tome essa atitude e explique para o cliente os seus motivos, sempre se colocando à disposição para resolver a inadimplência.

Lembre-se sempre de ter uma comunicação direta e educada, pois sempre é possível recuperar o dinheiro perdido.

8. Busque pelos meios legais para resolver a inadimplência

Esta é nossa última dica, porque ela só é necessária se realmente não foi possível recuperar o seu dinheiro.

Sempre um acordo é a melhor solução, porém, não hesite em acionar a equipe jurídica para resolver a situação, e sempre busque advogados especialistas para resolver a situação da melhor forma.

Gostou do nosso artigo? Te convidamos a saber mais sobre a negociação com clientes com a leitura de outros artigos do nosso blog clicando aqui!