Fashion Week: o que podemos aprender com as passarelas de 2022?
Para um lojista que trabalha com revenda de roupas, é fundamental estar de olho no que está em alta. Um ótimo “termômetro” sobre o que será visto nas ruas futuramente é a fashion week.
Enquanto a nacional (São Paulo Fashion Week) mostra bastante sobre as tendências das próximas estações, as semanas internacionais apontam o que será visto no próximo semestre.
Quem lida com moda precisa saber o que será visto e usado nas ruas futuramente. Afinal, nenhum negócio deseja ser desatualizado, principalmente o de roupas. Veja agora as principais tendências vistas nas fashion weeks de 2022!
Principais tendências das Fashion Week de 2022
Veja o que mais chamou a atenção nas semanas de moda no Brasil e no mundo:
Jeans
Sim, o jeans nunca saiu de moda. Sua versatilidade permite que a cintura baixa divida espaço com a mais alta, a skinny com a wide leg, a de cor clássica com a desbotadíssima. Contudo, na Fashion Week de Milão, ele surgiu como protagonista absoluto.
Aqui, ele aparece com ares dos anos 2000 — a famosa moda Y2K. Decorações, conjuntos inusitados e lavagens até então fora do radar foram algumas das tendências vistas.
No desfile da Gucci, também ganhou destaque a alfaiataria clássica que aparecia com cores vibrantes (bem anos 80) e bermudas jeans masculinas. Já na Diesel, que voltou a desfilar na semana de moda, explorou o tecido de diversas formas: com rasgos, manchas e, claro, no look all jeans.
Azul
E por falar no jeans, a cor tradicional do denim é um clássico que nunca sai de moda. Contudo, em 2023 ela ganha ainda mais força. Com sua suavidade, sobriedade e, ao mesmo tempo, personalidade, o azul é protagonista de looks monocromáticos.
Na London Fashion Week, em setembro, David Koma usou o International Klein Blue, tom intenso da cor usado nas obras de Yves Klein. Já na São Paulo Fashion Week (SPFW), o azul apareceu em diversos tons, como o pastel, o marinho e o royal.
Cargo
A famosa calça cargo, muito vista em looks despojados no streetwear, agora aparece como peça de alfaiataria. Em cores sóbrias, bermudas, saias e calças no estilo aparecem acompanhadas de blazers, sempre em looks monocromáticos. As peças surgiram em marcas como Dion Lee, Tibi, Sandy Liand e Tom Ford.
Monocromático e vibrante
As cores fortes e vibrantes ganharam força depois da pandemia de Covid-19. Com o rosto coberto, as pessoas encontraram nas cores uma forma diferente de expressão — e a tendência promete continuar em 2023.
Na NYFW, Marni, Prabal Gurung, Aliétte e LaQuan Smith foram algumas das marcas que apostaram nas cores vivas e vibrante — no geral, em composições monocromáticas, com recortes inusitados e que misturavam diferentes texturas de tecido no mesmo visual.
Bodycon
O sexy está em alta, principalmente nas passarelas. Malhas justas ao corpo — estilo segunda pele —, recortes estratégicos, fendas, minicomprimentos, vestidos estilo lingerie e harness de vinil apareceram nos desfiles de Nensi Dojaka e Christopher Kane na London Fashion Week.
Bourdoir
Ainda no assunto sexy e lingerie, o estilo bourdoir traz rendas, seda e cetim para brilhar nos vestidos com pegada noventista. Bordados, brilhos, transparências e detalhes estilo corselet dão aquele ar de peça íntima que, de tão bonita, não pode ficar escondida. O estilo consegue unir perfeitamente o ar romântico ao sensual.
Vestido e calça
Como dito, a moda Y2K recicla uma série de tendências dos anos 2000. Uma delas — ainda não vista comumente nas ruas, mas já presente nas passarelas — é a junção de vestido e calça no mesmo look. Aqui, quanto maior o vestido, melhor o efeito.
Para que o conjunto seja harmônico, é importante que o vestido tenha fluidez e recortes estratégicos na saia, que garantem movimento. A repetição de cor/estampa também foi vista nos desfiles de Armani, Fendi, Versace e Missoni na Milano Fashion Week.
Romântico moderno
Apesar de os comprimentos mini estarem em alta, os maxi também estão. Afinal, moda é liberdade. E isso também é visto no contraste sexy e romântico, que pode ser visto tanto unido (bourdoir) quanto separado (bodycon e vintage).
Neste contexto, o romântico aparece em um estilo mais retrô, mas não antigo ou ultrapassado. Mangas bufantes, saias rodadas, comprimentos longos e cores pastel vêm acompanhados de acessórios pesados e elementos modernos.
Pronto para atualizar sua loja com o que rolou de mais interessante nas fashion weeks? E para continuar no assunto, veja agora as principais tendências primavera-verão 2022/23!
Deixe um comentário