A copa do mundo vem aí: como aproveitar para vender mais
Futebol é paixão nacional! Com a chegada da Copa do Mundo, o brasileiro já está se preparando para aproveitar os jogos. Contudo, é comum que o movimento diminua um pouco em determinados horários, principalmente se houver jogo da seleção. Mas o bom lojista sabe que um evento do tipo é uma chance de atrair clientes e vender mais.
Se você tem uma loja de roupas, pode aproveitar a Copa do Mundo para lucrar! Confira:
Como sua loja pode vender mais durante a Copa do Mundo
Veja algumas dicas para aproveitar esse evento e alavancar as vendas:
Vitrine decorativa
Se você tem uma loja física, não pode perder a oportunidade de criar uma vitrine temática. E isso não significa usar peças como a camisa da seleção, caso seu negócio não a venda. É possível criar combinações com as peças nas cores verde, amarelo, azul e branco e mostrar que dá para ser elegante e patriota.
No cenário, a bandeira do Brasil é indispensável. Ela pode aparecer em balões, banners, placas, cores e muito mais. O importante é harmonizar para que o resultado não fique visualmente poluído. Contudo, as peças nos manequins devem permanecer como o foco de atenção da vitrine.
Peças temáticas
Como visto, ter roupas nas cores da seleção ajuda a montar looks criativos para sua vitrine. Porém, você também pode investir em peças temáticas, com estampas da seleção e de estrelas, para atrair ainda mais clientes. Lembre-se de que a procura vai aumentar bastante na Copa do Mundo, portanto vale ter essa mercadoria durante o evento.
Só tenha atenção para não fazer um estoque tão grande que acabe encalhando com o final da Copa do Mundo. Compre aos poucos para suprir enquanto os jogos acontecem.
Copa entre amigos
Boa parte do seu público — especialmente a parcela mais jovem — vai assistir aos jogos em bares ou na casa de amigos. Com isso, vem a vontade de compor looks casuais interessantes, mas que não necessariamente tenham a camisa da seleção entre as peças.
Use sua criatividade para montar composições bem criativas, que tenham as cores da seleção e que possam ser usadas em bares e saídas mais informais.
Promoções
Que tal aproveitar resultados dos jogos para criar promoções? Por exemplo: se o Brasil ganhar, ofereça uma boa porcentagem de desconto em peças selecionadas — podem ser justamente nas roupas com as cores da bandeira, para aproveitar o ânimo da torcida.
Outra sugestão é dar descontos progressivos: a cada gol do Brasil, você dá 5% ou 10% de desconto em peças temáticas.
Por fim, ofereça brindes temáticos e que sejam interessantes para o cliente. Canecas, por exemplo, são úteis e serão usadas por muito tempo — mesmo que tenham a estampa da Copa do Mundo. Nesse caso, não deixe de colocar a marca da sua loja para que se mantenha sempre na lembrança do seu público.
Composições
Além do Brasil, você pode criar looks com as cores das seleções da Copa do Mundo. Pense em criar composições inspiradas nas bandeiras da França, Portugal, Espanha, Uruguai, Camarões e Alemanha, por exemplo. Posicione os manequins em diferentes nichos da loja, sempre com uma plaquinha identificando a nação correspondente.
Além de exercitar sua criatividade, o resultado deixará a loja mais chamativa e, de quebra, pode incentivar seu cliente a comprar o conjunto completo.
Divulgação
Utilize suas redes sociais para fazer posts temáticos. Você pode, por exemplo, falar um pouco sobre a moda de um determinado país que está despontando na Copa do Mundo e até explicar como essas tendências podem ser adaptadas à realidade brasileira.
Use os status do WhatsApp e o feed do Instagram para contar sobre as promoções. Nos stories, mostre os preparativos para a Copa e compartilhe fotos dos seguidores usando peças da loja enquanto torcem pela seleção.
Faça também cartazes e folhetos promovendo suas promoções e campanhas com a Copa em seus pontos de venda. Não se esqueça de contratar um designer e um redator para que as propagandas fiquem profissionais.
Acessórios
Que tal complementar os looks com acessórios da Copa do Mundo? Brincos, cintos coloridos e óculos com as cores da bandeira podem ser usados fora de época. Portanto, será um investimento de longo prazo para o consumidor — principalmente se você souber usá-los nas composições temáticas.
Já os acessórios mais divertidos, como apitos, vuvuzelas, unhas postiças, óculos temáticos e perucas também podem estar à venda ou servirem de brinde para os clientes que gastarem um valor X na loja.
Viu como é possível aproveitar a Copa do Mundo para aumentar os lucros? E você pode fazer o mesmo em outros eventos sazonais. Descubra agora como vender mais em datas comemorativas!
Deixe um comentário