Construindo um ótimo plano de negócios na sua loja de roupas
Negócios não vão a lugar nenhum sem um planejamento bem estruturado. Uma loja de roupas, mesmo as pequenas, devem basear sua gestão em um plano de negócios, alcançando seus objetivos mais rapidamente e de forma mais eficaz.
E é isso que vamos te ensinar a fazer agora. Para entender para que serve e elaborar um plano de negócios completo, leia nosso guia a seguir!
Por onde começar o plano de negócios
Um plano de negócios é um documento que detalha a identidade da sua loja de roupas e o caminho que ela vai trilhar até o sucesso.
Por isso, comece o planejamento listando sobre o que é seu negócio e onde se quer chegar. O que é a sua loja de roupas? O que ela vende? Para quem deve vender e de quem vai comprar? Onde fica a loja e como ela se parece?
Cite tudo no planejamento inicial, desde o simples nome da loja de roupas até o ponto escolhido para seu funcionamento, seus fornecedores pretendidos e as peças de roupa que ela irá vender.
Aproveite também para destacar no planejamento os objetivos que o negócio tem, distribuídos ao longo do tempo, como quanto você quer faturar, por exemplo. Por fim, liste aspectos técnicos do funcionamento como o quadro de funcionários, seus cargos e atribuições. Nada deve passar em branco neste momento inicial. O plano de negócios é um verdadeiro guia para alcançar um futuro seguro e lucrativo para seu negócio, entendendo tudo o que você precisa para chegar lá. Portanto, levante todas as informações importantes nessa etapa inicial.
Finanças e projeções iniciais
Cuidar das finanças de um negócio também requer um bom preparo.
Pensando no plano de negócios da loja de roupas, você precisa documentar qual será o seu investimento inicial, quais serão os seus gastos com funcionários e outras despesas, como a locação do espaço, as contas de água, luz e tantas outras.
Em um plano de negócios infalível devem constar, ainda, as projeções de gastos para o período determinado no planejamento. Quanto sua operação vai custar, de fato?
Documente o quanto será gasto com salários (inclusive o seu), pagamento de empréstimos e financiamentos. Faça todo o controle fiscal nessa etapa de planejamento para evitar dores de cabeça e erros de gestão no futuro.
Nesse momento de planejar a gestão e o controle financeiro, será necessário controlar o capital de giro e planejar ter um bom fluxo de caixa para manter as finanças em dia. Toda atenção será pouco para controlar essa parte mais burocrática da gestão, então, projete tudo que puder para não ser pego de surpresa lá na frente.
Plano de marketing, vendas e posicionamento da loja
Outra parte importante do plano de negócios é definir o posicionamento da sua loja de roupas, bem como o caminho das estratégias de marketing e vendas.
Faça constar no plano as ideias de como será realizada a divulgação e o trabalho de consolidação da imagem da sua loja. Para acertar nesse aspecto, comece pelo posicionamento do negócio pensando no seu público-alvo.
Quem é seu consumidor? Que produtos ele gosta e compra? Qual a sua idade, sexo e classe social?
É a partir dessas informações que será construída a imagem da sua marca no plano de negócios. A partir daí, você poderá pensar a respeito de qual o visual da sua loja, quais marcas irá revender, em quais produtos apostar e como eles serão divulgados e oferecidos aos consumidores.
Com isso em mente você poderá contratar os vendedores certos, treiná-los para executar a abordagem que seu público pede, definir metas de vendas e aí por diante.
Passando por esses passos iniciais e documentando tudo direitinho, você terá uma boa ideia de como ter sucesso de forma bem planejada ao longo do tempo. Fechadas essas etapas, revise o seu plano, distribua as ações ao longo do tempo e cuide para que todas sejam executadas corretamente.
O planejamento de uma loja de roupas, independentemente de seu porte ou tempo de mercado, fará toda diferença na hora de conquistar e manter seus consumidores fiéis.
Na hora de colocar a mão na massa, o seu plano vai ajudar. Na sequência, basta conquistar seus primeiros clientes! Veja aqui como atrair consumidores para comprar seus produtos e, de quebra, aprender a fidelizá-los.
Deixe um comentário